Wikimedia Foundation lança Wikivoyage, um guia de viagem colaborativo - HITREND | Tudo que rola no mundo geek!

Wikimedia Foundation lança Wikivoyage, um guia de viagem colaborativo

Similar ao próprio Wikipedia, com conteúdo livre para ser editado, copiado e distribuído, o site foca em informar o máximo possível sobre destinos, itinerários e mapas de viagem. Mantendo uma estrutura totalmente aberta e coletiva, sem negócios patrocinando conteúdo ou links de anunciantes, o guia se posiciona em um diferente nicho daquele já consolidado por grandes nomes como Lonely PlanetTripAdvisor eLe guide du routard.

Wikivoyage foi, na verdade, fundado de forma independente na Alemanha, em 2006. Como muitos outros wikis, emergiu como um pequeno e apaixonante projeto, antes de ser descoberto pela Wikimedia Foundation. Tanto o conteúdo quanto a marca foram doados para a fundação em outubro de 2012.

Ao todo, o guia já possui aproximadamente 50 mil artigos, editados por um grupo de 200 voluntários. Qualquer um pode criar e editar um post no Wikivoyage, e o trabalho de edição colaborativa funciona como o do Wikipedia.

Em entrevista para a SkiftPeter Fitzgerald, administrador do projeto, conta que os principais diferenciais deste guia é a informação interamente gratuita, a ilimitada cobertura do mundo todo – literalmente, e não apenas os lugares mais comerciais – e a atualização constante, sendo editado por pessoas todos os dias.

 

 




Comentários