Exoesqueleto para paraplégicos começa a ser testado a partir de junho - HITREND | Tudo que rola no mundo geek!

Exoesqueleto para paraplégicos começa a ser testado a partir de junho

Comandado por um grupo de cientistas liderado pelo paulistano Miguel Nicolelis, o projeto Andar de Novo tem como objetivo permitir que um paraplégico dê o pontapé inicial da Copa de 2014. Para isso, está sendo desenvolvido um exoesqueleto controlado por pensamentos cuja etapa de testes com humanos deve ser iniciada em junho deste ano.

A revelação foi feita durante uma palestra na Finep, agência pública responsável pelo financiamento da iniciativa orçada em R$ 33 milhões. “As primeiras simulações do exoesqueleto já foram feitas e, para minha satisfação, ele funciona como planejado”, declarou Nicolelis.

Segundo ele, até o momento, já houve uma simulação com macacos usando um protótipo. “Conseguimos realizar padrões de marcha usando simuladores e, daqui a alguns meses, a gente espera que esse macaco ande com o exoesqueleto… ”

Testes com humanos

Os primeiros voluntários humanos devem ser selecionados pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo. Segundo Neiva Paraschiva, diretora-executiva da associação que gerencia o IINN, os primeiros testes não vão ter caráter invasivo, assim não haverá a conexão direta de eletrodos ao cérebro dos pacientes escolhidos.

Ao todo, vão ser selecionadas dez pessoas que apresentem lesão modular incompleta, o que permite a elas ter certo grau de movimento.

 

Fonte: Folha de São Paulo




Comentários